22 março 2009

Som da Terra

Antigamente os circos marcavam bastante presença em nosso meio rural. No final da década de 1970, tivemos a oportunidade de ver o primeiro circo aqui em Alto Jatibocas, obviamente foi algo de grande sucesso, pois naquela época as pessoas ainda desconheciam a televisão, e tão pouco tinham energia elétrica.
Sendo assim tudo era novidade naquela época.
Segundo a população, haviam shows músicais no circo e um dos trios mineiros a se apresentar foi Marlone Marlito e Nordestino.
Nesta época os circos tinham como apoio a Rádio Inconfidência, onde tinha se o apresentador e locutor "Delmário é o Espetáculo". Ele apoiava e fazia a divulgação dos circos.
Foi em 1983 que veio o segundo circo este se chamava "Erika Show" sendo que, os números apresentados eram bem engraçados, não haviam animais como leões, elefantes ou macacos.
Simplesmente haviam palhaços, equilibristas, ilucionistas etc.
Como as arquibancadas sempre ficavam cheias, o circo chamou grupos sertanejos.
Sendo que o primeio a se apresentar foi o "Trio Explode Coração" com a formação "Mirlone Marlito e Vanin Lopes".
O sucesso foi tão grande que o público chegou ao delírio, todos se emocionaram ao ouvir cantar a música "Brinco de Ouro". Além de tocarem as músicas do trabalho deles, também executaram músicas do Trio Parada Dura.
Após ao término da apresentação venderam todos os discos que traziam juntos, e virou mania falar do "Trio Explode Coração" e da música Brinco de Ouro.
Nessa época tinha apenas 7 anos, mas ainda me lembro como se fosse hoje.
Alguns anos depois, mais ou menos na década de 1990, o Circo Erika Show voltou para região, e se instalou na propriedade do seu Germano Grünewald, apresentando novos números e também novos cantores como: Jayne, Donizete e outros.
Com a cantora Jayne aconteceu algo inesperado, pois o seu acordionista havia sofrido um acidente, e a apresentação sofreu improvisos. Sendo assim, o acompanhamento no violão foi feito pela minha prima que sabia tocar violão e seu Romildo Berger no acordeon.
Mas enfim tudo deu certo.
Mas dessa vez uma das grandes atrações foi a apresentação do "Índio Caraja" que tinha uma força incrível, capaz de arrancar o fundo de garrafas somente com a palma da mão entre outras coisas.
Foi nesse dia que o circo ficou lotado, pois todos queriam ver se realmente ele iria ser capaz de segurar um Jeep Willys 4x4 de propriedade do seu Valentim Herzog.
Primeiramente ele cavou uma vala no chão para se escorar com os pés, depois pediu uma toalha para proteger as costas e se escorou no Jeep, foi etão nesse momento que ele pediu para seu Valentim acelerar o Jeep e nada do carro sair do lugar. Pois os pneus patinavam leventando fumaça entre a multidão da plateia, e mais uma vez o público se emocionou.
São tempos que não voltam mais, ficando somente a lembrança do passado. Não sabemos por onde anda o Circo Erika Show ou se ele ainda existe. Mas foi um Circo que trouxe muita emoção no passado.
É algo quase inacreditável que naquela época o circo conseguia se manter e ainda tinha fundos para chamar atrações de fora.
Hoje em dia o circo não consegue nem a si próprio manter.